segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Lágrimas à grega

As Escrituras Sagradas descrevem duas ocasiões em que Jesus chorou. Na primeira delas, Jesus chora diante do túmulo do amigo Lázaro (João 11:35).

A palavra “chorou” neste trecho, é a palavra grega edakrusen, derivada da palavra δακρύω (Dakruo, ver Strong #1145). Dakruo faz referência preferencialmente a um choro silencioso, um discreto verter de lágrimas. Esta é a única ocasião em que esta palavra aparece em todo Novo Testamento.

Em contrapartida, a palavra κλαίω (Klaio, ver Strong #2799), denota lamentar-se alto, gemer e soluçar, ou seja, um choro extravagante. Entretanto, mesmo o verter discreto das suas lágrimas chamou atenção, como se vê no verso 36: “Disseram, pois, os judeus: Vede como o amava”. Jesus não escondeu seu choro, e este sinal motivou tal reconhecimento da parte dos judeus.

É interessante notar que, nos versos 31 e 33, as palavras klause, klaiousan e klaiontas (derivadas de klaio), descrevem o choro de Maria irmã de Lázaro e, alguns judeus que a acompanhavam. Isto quer dizer que, enquanto estes choravam desesperados a morte de Lázaro, Jesus chorava sereno.

Contudo, há um momento em que Jesus também chorou de forma extravagante. Em Lucas, capítulo 19, verso 41, está escrito: “E quando chegou perto e viu a cidade, chorou sobre ela...”. A palavra choro, no grego, é eklausen.

Acerca do porquê Jesus chorou, imagina-se, inicialmente, que fora pelo sentimento provocado pela morte do amigo. Vale a pena observar, contudo, que esta foi uma sugestão dos judeus que o viram chorar.

Jesus agitou-se e perturbou-se diante do sofrimento das irmãs de Lázaro e demais presentes (verso 33). Porém, não chorou quando soube que Lázaro morrera. Pelo contrário, o verso 15, afirma que Jesus sentia-se bem, mesmo diante do conhecimento da morte. Então, por que chorou?

Creio que a chave encontra-se no verso 38. Nele, João descreve o lugar onde sepultaram o corpo de Lázaro: “era uma gruta, e tinha uma pedra posta sobre ela”. Porventura, não remeteria esta imagem ao próprio local onde sepultaram Jesus? Entendo que João também tivera esta percepção, uma vez que narrou estes fatos após a morte e ressurreição do Senhor.

Jesus chorou somente diante do túmulo. Ele observou a caverna e a pedra que tapava a entrada. Que passou em seus pensamentos? Talvez, a cena de sua própria condição dentro em breve. Assim, Jesus chorou.

0 comentários: