quinta-feira, 2 de julho de 2009

A porta certa, sim. O tempo certo, não.

Esta manhã, acabei me atrasando um pouco para ir ao trabalho. Encontrava-me cansado quando cheguei, pois, caminhei mais depressa que o normal, na tentativa de compensar o tempo perdido. Como de costume, uso as escadas para alcançar o terceiro andar onde fica minha sala, já que normalmente o elevador é bastante disputado.

No entanto, ao atravessar o corredor, percebi que o elevador estava parado. Suas portas abertas pareciam-me como que um largo sorriso! Tomado de um sentimento misto de pressa, exaustão, surpresa e alegria, pensei ser aquela uma grande oportunidade. Imagine: Cansado como estava, providencial parecia-me o elevador inteiramente vazio aguardando-me entrar!

Mais que depressa embarquei e apertei o botão para o terceiro andar. Parecia tudo perfeito, até que atinei: Precisaria ainda que eu registrasse minha entrada no relógio ponto, e este, ficava exatamente no andar onde eu tomara o elevador. Agora, sentia invadir-me a frustração... Meu coração também havia tomado um elevador, só que agora, ele estava pra baixo, ou ainda, sentia-me como numa gangorra que me levava de volta ao chão.

Enquanto descia, pensei: Parecia uma grande oportunidade! E era mesmo. Todavia, antes que eu pudesse tê-la agarrado, importava que cumprisse outras exigências.

E como se não bastasse, pedi o andar errado, atrasei-me um pouco mais e acabei utilizando as escadas...

E a Palavra de Deus nos ensina:

"Não é bom proceder sem refletir, e peca quem é precipitado" Provérbios 19:3. Escrito em 02/07/2009.

2 comentários:

Anônimo disse...

É... peca quem é precipitado de palavras, ações, atos e sentimentos. Mas como fazer que o precipitado de coração não peque?

Cléber disse...

Bem, todos podemos algum momento nos precipitar. Eu chamaria isto de "precipitação por ocasião". Sabe aquilo que nós fazemos, e de repente... já foi. O positivo disto é que normalmente acabamos aprendendo com o erro.

Mas como tu mesmo perguntaste, o "precipitado de coração", é aquele sujeito que naturalmente realiza coisas sem refletir nas consequências. Nestes casos, o que precisa ser mudado é o coração mesmo. Sem isto, ele continuará sendo precipitado sempre. Acontece que a ansiedade deixa-o assim e é dela que ele precisa ser livre em primeiro lugar.

Para curar isto, a pessoa primeiramente precisa viver o conselho de Jesus: "Por isso, vos digo: não andeis ansiosos pela vossa vida... Qual de vós, por ansioso que esteja, pode acrescentar um côvado ao curso da sua vida?" Mateus 6:25,27.

Encerrando: "Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o coração, porque dele procedem as fontes da vida" Provérbios 4:23.

Espero que tenha te ajudado e Deus te abençoe!