terça-feira, 30 de março de 2010

Testosterona, sabedoria e os 4 elementos

Há três coisas que me maravilham, e a quarta não a conheço: o caminho da águia no céu, o caminho da cobra na penha, o caminho do navio no meio do mar e o caminho do homem com uma virgem” Pv. 30:19.

Salomão dedicou parte de sua vida ao estudo, ao conhecimento e prática da sabedoria. Observava atentamente o mundo e tentava explicar a ação do homem. Numa de suas observações, demonstrou-se maravilhado com três coisas: o caminho da águia no céu, o caminho da cobra na penha e o caminho do navio no meio do mar. Para completar, revela: uma quarta ,ainda não conheço - o caminho do homem com uma virgem.

Em certa ocasião, ouvi quem citasse este texto, abordando o valor que para o sábio representava a pureza de uma mulher. No entanto, creio que não foi sobre isto que Salomão chamava atenção.

Coloquemo-nos na posição de Salomão, ao observar uma águia. Há alguns anos atrás, assisti um vídeo sobre a vida e os hábitos do condor dos Andes. O animal e seu voo são realmente impressionantes. Não fora à toa que Salomão maravilhara-se estupefato.

Uma das prontas perguntas que fazemos ao nos depararmos com tal espetáculo é: “Como ela pode?”, ou seja, que maravilhoso seria alçar voo como a águia... Creio que o que mais impressionou Salomão foi o domínio e o controle que aquele animal tão naturalmente e graciosamente exercia sobre a gravidade.

Paralelamente, Salomão cita o caminho da cobra na penha. Quem não se impressionaria ao ver uma cobra escalando uma montanha? E a pergunta que me faço: “Como pode?”, como ela consegue subir e não despencar? E o que falar do caminho do navio no mar? Que maravilhoso olhar um transatlântico no meio do oceano... Até mesmo o tolo se impressionaria com um gigante de aço que não afunda.

Estas observações inspiraram Salomão. Entendo que se há algo em comum entre estas três, trata-se de domínio, controle e governo exercido. Por último, o sábio afirma: “a quarta não conheço... o caminho do homem com uma virgem”.

Salomão declara que, de tudo do que se podia maravilhar, nunca havia visto o caminho de um homem com uma virgem. Se a águia domina os céus, a cobra domina a terra, o navio domina as águas, nunca se viu um homem que dominasse o fogo.

A mulher, a virgem, é como um fogo. Que homem conseguiria resisti-la, acompanhando-a no caminho e ainda manter o domínio e o controle? Certamente, não existe sabedoria que resista a altas doses de testosterona na corrente sanguínea.

Finalizando, reflitamos o pensamento do sábio rei:

“Tomará alguém fogo no seio, sem que as suas vestes se queimem? Ou andará alguém sobre as brasas, sem que se queimem os seus pés?” Pv. 6:27-28. Escrito por Cléber em 30/03/2010.

0 comentários: