quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

O modelo da criação

Mais um se ano se inicia. Para muitos, este é um tempo de reflexão, correções e novos planos. Para nós, cristãos, são constantes as questões: Como construir algo sob a bênção e orientação de Deus? Como alcançar êxito em nosso projeto? Bem, antes de continuar a leitura deste texto, eu sugiro a leitura do primeiro capítulo do livro de Gênesis. Vamos lá?

Um modelo perfeito

Em Gênesis, está o relato da criação, da construção da terra. Este é o modelo escolhido por Deus para construí-la e tudo o que nela há. O Senhor, em sua sabedoria, seguiu alguns passos na realização do seu projeto, que servem de exemplo para a construção dos nossos. Lembremo-nos de que: “O SENHOR com sabedoria fundou a terra, com inteligência estabeleceu os céus” Provérbios 3:19.

O DESPERTAR DE DEUS (1º DIA)

"Disse Deus: Haja luz, e houve luz.."

Repentinamente, a luz se fez. No transcorrer da vida, de repente, somos pegos de surpresa. O entendimento de algo se acerca de nós, como que raios de luz sobre nossas vidas. Este entendimento traz mudança à mente e ao coração.

A luz é aquilo que o Senhor mostra. É o despertar. Com a luz, há a divisão entre o claro e visível, daquilo que está oculto.

A luz é um pensamento, uma ideia que ilumina a vida e que aquece o coração.

A luz faz enxergar o óbvio que estava oculto.

A luz vem e traz consigo mudanças.

ALIMENTANDO MEUS SONHOS (2º DIA)

Após a luz, o Senhor cria o firmamento. O firmamento é a atmosfera que envolve a terra.

Neste contexto, a atmosfera é o ambiente do qual sou rodeado.

Quando o Senhor nos entrega um projeto e nos ilumina, devemos tomar o cuidado de mantê-lo numa atmosfera, num ambiente adequado. Um bom ambiente gera ânimo, motivação, onde os sonhos são alimentados. Um mau ambiente leva a frustração e a decepção.

Nesta etapa, algo acontece no coração. O desejo do que se quer e o desejo de efetuá-lo começa a ser moldado. A importância do ambiente está em não permitir que a fé seja apagada pelo pessimismo. Por isto, deve-se tomar muito cuidado com aquilo do qual se está rodeado:

- Às vezes, um amigo com menos fé.
- Às vezes, um conselheiro sem visão.

Logo, assim como a atmosfera protege o projeto terra, uma atmosfera é preciso na proteção dos nossos sonhos. E é claro, O Senhor pode transformar ambientes.

ESTABELECENDO A BASE (3º DIA)

“e apareça a porção seca [...] Produza a terra...”

A base é a que sustenta todo projeto. É o lugar onde se edifica. Em se tratando de vida cristã, a base dela é “Jesus Cristo é o Senhor”.

A intenção do coração é a base de um projeto. Toda vez que desejarmos nos mover em alguma direção, devemos nos perguntar: baseados em que queremos isto ou aquilo? Ou seja, quais são as legítimas e verdadeiras intenções que estão dentro do coração.

A base é a plataforma que sustenta toda vida. A base precisa ser fértil.

Uma boa base (intenção), dá boa vida (bons frutos). Uma base má gera frutos maus. Quando a base é boa, ela gera vida facilmente.

Tomando um exemplo comum entre os jovens, muitos estão à procura “da pessoa certa”. Bem, perdoem-me, não existe a tal pessoa certa. O que existe são afinidades. Mais do que a pessoa certa, há a intenção certa. Provérbios 21:2

Da base, da terra, vem o sustento para o homem e aos demais seres. Se esta base for infértil, toda vida perecerá, sinal de que, temos grande responsabilidade ao lançarmos um projeto.

A terra precisa ser cultivada, revista constantemente, para que não perca seu foco, ou seja, as intenções do coração precisam ser tratadas. A vida surge mediante exposição à luz, o entendimento procedente da Palavra de Deus (a relva sobre a plataforma precisa de luz para crescer).

O coração deve ser tratado, pois, não é um lugar de ferida, é um lugar de vida.

ABRA SEU CORAÇÃO AOS CONSELHOS (4º DIA)

O Senhor colocou no firmamento luzeiros para iluminar a terra.

Nossos mentores, familiares e amigos são luzeiros que Deus colocou em nossa atmosfera. Eles nos aconselham, trazem luz, ajudando-nos com conhecimento e sabedoria. Ajudam-nos a saber se é tempo, se podemos avançar ou aguardar. São como as estrelas numa carta náutica que guiam durante a noite, ou a posição do sol durante o dia.

A Palavra é a luz com que nossos luzeiros nos iluminam. Durante à noite (escuridão), somos iluminados por eles e cada um deles possuem sua grandeza específica.

Isto nos ensina que não devemos fazer nada sozinhos, mas envolver outros em nossa atmosfera. Fazer coisas sozinho não é vontade de Deus para o homem. Provérbios 18:1

Existem coisas que somente são alcançadas quando escolhemos dividi-las: um filho por exemplo. Assim, ele nunca seria somente meu. Seria meu e de minha esposa. Também não seria metade de cada um. Um filho é sempre inteiramente do pai e inteiramente da mãe.

A lua e as estrelas nos mostram que mesmo na escuridão, contamos com a ajuda do Senhor nos mostrando a direção.

O SENHOR NOS RODEIA DE VIDA (5º DIA)

Encham-se de vida a terra, os céus e os mares!

A vida que o Senhor cria é disseminada. Isto quer dizer que nossos projetos podem abençoar lugares onde talvez nunca coloquemos os pés, e podem alcançar gerações que talvez nunca vejamos.

O Senhor abençoa todo projeto. Ele gera vida até onde a vista não alcança ou onde os pés não chegam. Quando o projeto é bom, o Senhor prepara seu colorido de vida e graça.

Deus é um Deus criativo e presta atenção nos mínimos detalhes de nossas vidas. Ele as enriquece com detalhes belíssimos, as pequenas coisas da vida, que não podemos desprezá-las.

INCLUINDO AS PESSOAS (6º DIA)

Deus incluiu o homem nos seus planos. Isto significa que devemos incluí-los também nos nossos. Quando planejamos, devemos ter a intenção de abençoar pessoas.

A intenção é a base. Tudo o que o Senhor fez foi visando incluir o homem no seu projeto. Depois de tudo feito, Deus entregou todo o projeto à administração humana.


CONCLUA BEM (7* DIA)

Em certa ocasião, ouvi um pastor afirmar: “Só pode descansar aquele que concluiu”.

O Senhor concluiu sua obra, por isto descansou. É um descanso interior, no espírito, a noção de que alcançamos aquilo que o Senhor nos despertou a efetuar

PALAVRINHA FINAL

Quando executamos um projeto, a cada fase, precisamos analisar se o que fazemos é bom. Este foi o controle de Deus. Precisamos ter prazer nisto.

Deus dividiu seu projeto em etapas, realizando um pouco a cada dia. Toda vez que fazemos um pouco a cada dia, alcançamos muito. Não devemos atropelar etapas, pois, não somos melhores que Deus.

"O SENHOR me possuiu (a Sabedoria) no princípio de seus caminhos e antes de suas obras mais antigas" Provérbios 8:22. Escrito em 2008.

0 comentários: