terça-feira, 9 de outubro de 2012

Nostalgésico

O menino parecia um pouco triste, quando a vaca aproximou-se para conversar...

 - Olá amigo meu, sobre o que tu estás a pensar?
- Olá amiga minha, só estava aqui me lembrando de algumas coisas...
- Eu poderia saber que coisas são?
- É claro que podes... Eu pensava sobre as coisas que fazia quando eu ainda era apenas uma criança.

Neste momento, a vaca fez uma pausa para reflexão. Afinal, não era exatamente um adulto que conversava com ela.

- Estou curiosa, prossiga!
- Eu me lembrava da época em que nos reuníamos e colhíamos o milho e tirávamos o leite das vacas!
- Desta última eu me lembro muito bem..., disse a vaca com um pouco de ironia.
- Eu e meus irmãos encontrávamos nosso pai no campo. Quando chegávamos lá, ajudávamos a cortar e a carregar as espigas na carroça.
- E isto era muito especial para ti?
- Era mesmo, tu não imaginas como...
- E por que era tão especial?
- Porque naquela época, nós brincávamos e conversávamos enquanto debulhávamos as espigas. O trabalho era muito divertido. Quando os vizinhos vinham ajudar, a festa era ainda mais bonita.
- Eu tive a impressão de que isto te deixa um pouco triste.
- Eu fico um pouco triste porque hoje nós não fazemos mais assim.
- Não? Eu poderia saber o porquê?
- Não faz muito tempo, meu pai e meus tios compraram uns tratores. Agora, com a chegada da colheita, nós ficamos aqui e eles se vão, fazendo todo o serviço.
- Entendo...
- E antes, pelas manhãs, tirávamos nós mesmos o leite das suas amigas.
- Entendo mais ainda...
- Agora, eles tiram o leite com mangueirinhas.
- E por este motivo nós perdemos nossa seção matinal de massagem abdominal há algum tempo, emendou a vaca.
- Viu? É por isto que me sinto um pouco triste.
- Eu compreendo teu sentimento. Isto não passa de pura nostalgia.
- “Nós”, o quê?
- Eu disse, N O S T A L G I A!
- Sempre me aborreço com tuas palavras difíceis...
- Calma, menino, que eu te explicarei. Ouça-me: nostalgia é como chamamos uma lembrança que nos transporta ao passado, a pretexto de nos fazer recordar coisas boas.
- E por que será que isto acontece?
- Eu acho que algo adoece teu coração... E tu descobriste que certas doses de nostalgia diminuem tua dor.
- Verdade... Eu acho que eu estou com isto mesmo. E por que será que as coisas do passado eram melhores que as coisas de hoje?

Quando o menino falou isto, a vaca o repreendeu:

- Não digas assim menino!
- Que foi que eu fiz?
- Tu acabas de tomar uma perigosa colherada de um veneno mortaaaaaaaaal!
- Como assim? Eu não tomei nada!

E o menino começou a imaginar que a vaca já se encontrava um pouco lelé da cuca, como se costuma dizer por ai. Então, ela retrucou:

- Tu não entendes a tua tristeza?
- Acho que não entendo mais nada.
- Amigo meu! Nunca digas: por que foram os dias passados melhores do que estes?
- Por quê?
- Porque não provém da sabedoria esta pergunta!
- Por quê?
- Porque a nostalgia age como veneno no teu coração. Ela paralisa teus olhos e tu não vês o que há de bom na vida ao derredor.
- Não posso ter nostalgia?
- Podes sim!
- Então não entendo.
- Veja... A nostalgia serve para que tu sejas grato pelo dia de ontem, e não, ingrato pelo dia de hoje!

O menino percebeu que perdia sua vida. As palavras de sua amiga vaca foram como que um antídoto, que curou sua mente e seu coração...

Inspirado no texto de Eclesiastes 7:10

0 comentários: